A homenagem para os grupos musicais da nossa cidade.
Izaias, foi o precursor de toda a vida artística da cidade. Ele não possuía banda, mas com seus potentes instrumentos da época, ele montou a discoteca GINGA BRASIL no inicio da década de 80 que funcionava onde hoje é a madeireira do senhor Ezequias. Foi sucesso absoluto e os finais de semana tinha um brilho especial. A discoteca GINGA BRASIL tinha o apoio do grupo político de EDUARDO MARQUES, inclusive na época comentava-se que Cosme Rochão, José Bomfim e João Martins eram sócios de Izaias.
-
- Prédio onde funcionava a discoteca GINGA BRASIL
Na mesma década, o grupo político do prefeito da época JOSÉ VIEIRA montou a discoteca CLUBE DO POVO para concorrer com a GINGA BRASIL. Ela funcionou no prédio onde hoje é a prefeitura. A discoteca CLUBE DO POVO era administrada por ARTUR BARBOSA.
- Prédio da prefeitura onde funcionou a discoteca CLUBE DO POVO
Era uma disputa sensacional, as noites eram muito divertidas, as ruas eram repletas de pessoas mudando de uma discoteca pra outra. Era raro uma noticia de violência ou droga.
O tempo passou e a famigerada disputa política fez com que as duas discotecas acabassem.
Na campanha política de 1982 Eduardo Marques disputou contra o senhor Ezequias e prometeu construir uma discoteca, inclusive indicou onde seria o local (hoje no terreno onde seria construído a discoteca encontra-se a casa de Eliezer de Juruta). Eduardo ganhou a eleição e enganou o povo, pois não construiu nada, passou mais de duas décadas administrando Pinhão e a discoteca não foi construída.
Depois que Eduardo assumiu, para o povo se divertir num baile, precisava pedir autorização dele para utilizar o mercado municipal. Estamos até hoje sem um salão para eventos na cidade.
Foi a partir desta dificuldade que surgiu Everaldo (irmão de Jucivalda). Foi Everaldo que veio do povoado Mocambo em Frei Paulo com seu violão e abriu um bar na avenida 31 de março, com música ao vivo. Foi um sucesso total, o bar vivia repleto e Everaldo com seu talento animou por alguns anos nossa cidade.
Luiz de Franço (mecânico) também faz parte da história artística da nossa cidade. Ele formou uma banda impulsionado pela explosão da música baiana e com a parceria dos seus familiares, contrataram o músico HERBERT e foi um sucesso total da década de 90. A banda se desfez, Luiz foi trabalhar como mecânico e HERBERT foi buscar outros sonhos e nunca mais apareceu em Pinhão. Hoje, HERBERT é um cantor famoso em todo nordeste conhecido como HERBERT HAKAN que tem diversos cds gravados de serestas internacional.
Neste meio termo, surgiu Zé Valdo, vindo também do povoado Mocambo, ocupou o espaço deixado por Everaldo e está fazendo sucesso em Pinhão e nas cidades circunvizinhas até hoje.
Zé Valdo é sem dúvida alguma, o maior responsável pela explosão de sucesso e de aparecimento de outros grupos musicais no estilo seresta, arrocha e forró na nossa cidade.
Com seu MUSICAL BRILHO DO SOL, ele anima nossos finais de semana e quando temos festas na cidade a banda marca presença e sempre faz sucesso.
Diversos artistas já passaram pela Banda Brilho do Sol, o que mais impressiona é ver o filho dele cantar e encantar. O filho dele é deficiente visual, mas quando entorna seu vozeirão o público adora.
MUSICAL METAMORFOSE
Depois surgiu o musical METAMORFOSE dos irmãos Waguinho, Marcinho e Douglas filhos de Magnólea. Depois de anos juntos, O GRUPO se dividiu e Marcinho fundou a BANDA METÁFORA (aguardando fotos do grupo METÁFORA para divulgar aqui no site). Porém, Waguinho até hoje continua com a BANDA METAMORFOSE.
Os dois grupos também fazem sucesso em Pinhão e nas cidades circunvizinhas. Com repertórios variados, a criatividade da dupla e a qualidade de voz, eles cantam todos os tipos de música principalmente as mais tocadas nos rádios.
Vejam outras fotos do musical METAMORFOSE
-
- Foto tirada em 1999 na premiação da COPA DO REI.
Em 2004, surgiu o grupo GOGÓ DE OURO, comandado por DEDÉ de Zé do Leite e que cantava principalmente músicas estilo vaqueirama. Fizeram sucesso, mais no momento estão inativos.
Você internauta, que tem alguma foto do grupo GOGÓ DE OURO. Envie para mim que terei o maior prazer em mostrar mais um grupo da nossa história, nossa cultura, nossas raízes.
BONDE DOS BACANAS
Outra prova de que possuímos grandes talentos é o surgimento da banda Bonde dos Bacanas. Grata surpresa, o grupo vem cantando e encantando na região. O grupo é comandado por Ricardo filho de Djenal da panificação, inclusive são meus primos.
Desejo a todos muito sucesso, e o reconhecimento deste site para todos aqueles que fazem a nossa história.
Vejam as fotos do grupo BONDE DOS BACANAS
- O grupo se dedica ao máximo nos ensaios para quando chegar nos dias de Show, fazer a galera vibrar.
Existe também o grupo VAQUEIROS DO FORRÓ, comandada por SÉRGIO REIS que também canta estilo vaqueirama.