Relação dos prefeitos e vereadores Fonte: http://www.tre-se.gov.br/ | ||
Ano das Eleições | ||
2004 | 2000 | 1996 |
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| Candidatos a Prefeito:
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1992 | 1988 | 1982 |
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| Candidatos a Prefeito:
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1976 | 1972 | 1970 |
Candidatos a Prefeito:
| Candidatos a Prefeito:
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- Foto cedida por Iran Marques: Moisés Chagas, Manoel de Benício, Zé Chagas e ao fundo Juraci num comício em 1981.
Lampião provocou tiroteio em Pinhão
O bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, esteve duas vezes em Pinhão. A primeira vez, na manhã de 22 de abril de 1929. A segunda, em 1938. Em 29, dez cangaceiros invadiram a cidade. Além de Lampião, estavam presentes Corisco, Virgínio (cunhado de Lampião), Alvoredo, Zé Fortaleza, Volta Seca, Ângelo Roque, Ezequiel Ferreira (irmão de Lampião), Luiz Pedro e Luiz Mariano.
“Eu nunca vou esquecer aquele dia”, rememora o aposentado João Batista da Costa, 88 anos, irmão de José Emígdio da Costa Filho, conhecido como Joãozinho de Donana (faleceu em 2007). Segundo o aposentado, o Rei do Cangaço esteve em Pinhão para conseguir munição e dinheiro.
O bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, esteve duas vezes em Pinhão. A primeira vez, na manhã de 22 de abril de 1929. A segunda, em 1938. Em 29, dez cangaceiros invadiram a cidade. Além de Lampião, estavam presentes Corisco, Virgínio (cunhado de Lampião), Alvoredo, Zé Fortaleza, Volta Seca, Ângelo Roque, Ezequiel Ferreira (irmão de Lampião), Luiz Pedro e Luiz Mariano.
“Eu nunca vou esquecer aquele dia”, rememora o aposentado João Batista da Costa, 88 anos, irmão de José Emígdio da Costa Filho, conhecido como Joãozinho de Donana (faleceu em 2007). Segundo o aposentado, o Rei do Cangaço esteve em Pinhão para conseguir munição e dinheiro.
Tentar conseguir foto de Joãozinho de Danona
“Ele não ameaçou, nem buliu com ninguém. As únicas coisas que fez foi andar pelas bodegas, procurar munição na cidade e nos mandar pegar alguns cavalos. Depois pediu que algumas pessoas fizessem uma cota entre os moradores, para ajudá-lo”, relembra João Batista.
Segundo ele, enquanto buscava os cavalos para o cangaceiro, Joãozinho de Donana avistou outro grupo que se aproximava da cidade, e pensou que era do grupo de Lampião. “Vinham vestidos de cangaceiro, com chapéu de couro quebrado de lado, mas na realidade era a volante, comandada pelo tenente Menezes, da Bahia”, explica.
Quando os dois grupos se encontraram, não deu outra. “Foi um tiroteio medonho. Sorte que ninguém da cidade morreu. E depois desse conhecimento, eles ficaram sempre visitando essas zonas”, comenta João Batista.
Em 14 de outubro de 1938, parte do bando esteve na cidade, inclusive Zé Sereno e Corisco. Como a volante estava no encalço deles, os cangaceiros acabaram fugindo. Foi durante essa passagem que o bandoleiro Zé Sereno matou o soldado José Paes da Costa.
Quando os dois grupos se encontraram, não deu outra. “Foi um tiroteio medonho. Sorte que ninguém da cidade morreu. E depois desse conhecimento, eles ficaram sempre visitando essas zonas”, comenta João Batista.
Em 14 de outubro de 1938, parte do bando esteve na cidade, inclusive Zé Sereno e Corisco. Como a volante estava no encalço deles, os cangaceiros acabaram fugindo. Foi durante essa passagem que o bandoleiro Zé Sereno matou o soldado José Paes da Costa.
“Quando chegou a volante, que veio brigar aqui à noite, o Zé Sereno pediu ao soldado, que era amigo deles, para tirá-los da cidade, porque eles não conheciam a região. Zé Paes saiu com os cangaceiros e, mais adiante, depois de já tê-los guiado, sem mais nem menos, Zé Sereno atirou nele pelas costas, na traição. Não tinha motivo, foi só maldade”, relembra o aposentado.
Missa do Vaqueiro e outras manifestações culturais
A mais importante festa popular que os pinhãoenses comemoram é a Missa do Vaqueiro, que acontece anualmente na primeira quinzena do mês de novembro. Na véspera da festa, vaqueiros do município e das cidades vizinhas reúnem-se para rezar o terço. Em seguida, os participantes divertem-se em salões de dança.
No dia seguinte, os vaqueiros vão à missa, nos seus trajes típicos (de gibão e chapéu de couro) e, à tarde, tomam parte numa espécie de rodeio, em que exibem as qualidades de mestres de equitação nas corridas de mourão.
Na ocasião é destacada a capacidade de o vaqueiro do sertão não perder o caminho aberto pelo boi no serrado da caatinga, quando ele utiliza sua agilidade em se livrar dos galhos rasteiros para impulsionar o boi em carreira solta. Estas e outras acrobacias são exibidas na festa, aos olhos da grande assistência que ocupa a cidade na data.
Já a principal festa religiosa do município é a de São José, realizada todo dia 19 de março, quando os fiéis católicos da cidade participam de uma programação para homenagear o padroeiro.
No dia seguinte, os vaqueiros vão à missa, nos seus trajes típicos (de gibão e chapéu de couro) e, à tarde, tomam parte numa espécie de rodeio, em que exibem as qualidades de mestres de equitação nas corridas de mourão.
Na ocasião é destacada a capacidade de o vaqueiro do sertão não perder o caminho aberto pelo boi no serrado da caatinga, quando ele utiliza sua agilidade em se livrar dos galhos rasteiros para impulsionar o boi em carreira solta. Estas e outras acrobacias são exibidas na festa, aos olhos da grande assistência que ocupa a cidade na data.
Já a principal festa religiosa do município é a de São José, realizada todo dia 19 de março, quando os fiéis católicos da cidade participam de uma programação para homenagear o padroeiro.
Pinhão também tem uma das mais belas festas religiosas do Estado, a do padroeiro São José, 19 de março, que consegue atrair inúmeros visitantes, devido aos eventos religiosos, shows pirotécnicos e outras atrações, que fazem com que aqueles que vêm a nossa cidade para essa ocasião, voltem nos anos seguintes.
Por todas essas qualidades, Pinhão tende a progredir cada vez mais, pois o município investe fortemente no social, na evolução educacional e cultural, com a consciência do valor que cada cidadão representa.
Por todas essas qualidades, Pinhão tende a progredir cada vez mais, pois o município investe fortemente no social, na evolução educacional e cultural, com a consciência do valor que cada cidadão representa.
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